Muitas marcas, principalmente aquelas maiores e com maior alcance, estão sempre atentas as novidades, notícias e movimentações a ocorrer pela internet, esperando encontrar uma pauta que já se encontra com um hype para poder usar desse engajamento em favor próprio. 

Marcas como McDonalds, Burguer King, SBT, Seara, Netflix e muitas outras já surfaram nessa onda e conseguiram bons resultados, atingiram o objetivo almejado: engajar e conseguir um pouco da atenção que o assunto estava tendo por parte dos usuários e da mídia. É uma maneira de conseguir a audiência que se espera sem necessariamente investir altos valores em campanhas e divulgações.

Com apenas uma peça bem pensada, fazendo uma brincadeira ou alusão ao assunto em questão já é o suficiente. É só soltar a imaginação e fazer bom uso da oportunidade, fazer uma piada com algo que o concorrente disse, usar uma data para fazer um trocadilho e muitas outras coisas legais. 

Claro, nem tudo são flores, não é mesmo? É preciso cuidado para não acabar gerando uma má interpretação pro parte do público, usar termos que possam atacar alguém ou acabar descriminando pessoas, pro exemplo. Não se pode esquecer a parte legal das coisas e que tudo pode ir para o lado errado com apenas uma vírgula fora do lugar. 

Por isso, muita atenção na hora de planejar uma ação envolvendo o marketing de oportunidade para não acabar “perdendo a oportunidade”.

O que é o marketing de oportunidade?

Marketing e Oportunidade pode ser definido como as estratégias e ações de uma marca, baseadas em datas comemorativas, momentos, acontecimentos e tendências estando em alta naquele período exato. Um ponto interessante é que a marca que o fizer pode te rum retorno muito significativo em termos de investimento, já que algo assim possui um custo bem baixo e quase nulo, em alguns casos necessitando apenas de uma arte.  

O principal objetivo dessa abordagem é se valer do momento para se posicionar, interagir e engajar, alavancando também os resultados e os valores de uma marca. Seja para reforçar ponto positivos de produtos, marca ou destacar algum lançamento que acabou de ser colocado no mercado.

Para fazer uma campanha de marketing de oportunidade bem estruturada e planejada é necessário saber muito bem qual a persona da marca, como ela se comunica, o posicionamento, identidade e tudo que está atrelado a ela na mente do público, consumidor e no mercado. Um exemplo bem esdruxulo, mas que expressa bem a importância de entender a marca seria a Unimed fazendo alguma ação do tipo envolvendo um apelo engraçado ou que foge da comunicação e do arquétipo da marca. 

Quem é responsável por disseminar a comunicação da marca é o público que a segue e conhece, por isso que é tão importante a maneira como soa e passa a mensagem. Caso contrário, não será tão benéfico e nem mesmo trará os resultados almejados.

Um ponto muito importante ressaltar é que no marketing de oportunidade é preciso seguir o timing perfeito, isso porque tudo passa muito rápido, os assuntos e tendências se tornam obsoletos muito rápido. Um assunto que esteve em alta na semana passada já perdeu a relevância na semana seguinte, assim como até mesmo um assunto de apenas 2 dias também pode rapidamente perder a relevância, perdendo a essência da ação. 

Benefícios do marketing de oportunidade

Agora que já vimos o que é o marketing de oportunidade e entendemos aproximadamente como ele funciona, é preciso saber quais os benefícios dessa estratégia, quais os motivos que mostram o porquê vale a pena investir nisso como algo que promoverá uma marca. 

Veja abaixo quais os benefícios:

Resultados rápidos 

Por se tratar de uma ação que engata o engajamento de um assunto que está em alta e normalmente, rapidamente consegue impactar as pessoas e chamar atenção. Diferentemente de uma ação feita na mídia tradicional, na internet tudo funciona muito mais rápido. 

Apenas um Tweet já consegue em minutos alcançar numeras pessoas, consequentemente elas retwitam para seus seguidores, que vão repassando e em poucas horas já está presente em todas as redes sociais e na boca do povo, tanto no digital quanto no físico, já que com a cross mídia e a convergência uma peça consegue ir de uma mídia a outra e gerar resultados tanto online (comentários, reações, comentários e compartilhamentos) quanto no físico (pessoas indo conhecer uma loja, procurando por um produto, etc.) em um curto espaço de tempo.  

Maior alcance 

Com um texto e imagens bem alinhados com a marca e o assunto abordado é possível fazer com que se alcance mais pessoas de forma quase instantânea, devido ao engajamento já existente. É como misturar duas forças: a da marca que já existe, pelo peso do nome dela frente aqueles que já conhecem, e a força do assunto em alta, alcançando assim maior número de pessoas. 

Ao realizar ações de marketing de oportunidade é possível gerar conteúdo do interesse de muitas pessoas, o que faz com que tenham interesse em compartilhar. Assim, há uma contribuição voluntária do público para que este material tenha um alcance muito maior do que as propagandas tradicionais apenas por abordarem assunto de seu interesse.

É comum também que se tornem uma referência para o público sobre a marca, de modo que essa seja lembrada por conta dessas propagandas pontuais que podem se tornam marcantes. Isso faz com que se tenha um benefício a longo prazo, caso o marketing de oportunidade seja bem utilizado.

Custo-beneficio

Ações envolvendo o marketing de oportunidade trazem um custo beneficio bem elevado, justamente porque a divulgação dos materiais de marketing desenvolvidos podem ser publicados nas redes sociais da marca, canais próprios e sem custo para divulgação, ainda mais considerando que essas peças tem curta vida útil devido a seguir o hype de algo que está em alta, cortando os custos que uma campanha tradicional teria. 

Essa é uma das ações que mais pode proporcionar aumento de vendas, uma vez que os temas abordados e o maior alcance da marca podem fazer com que mais pessoas se interessem por seus produtos e serviços.

O custo-benefício do marketing de oportunidade é excelente, e faz com que seja uma estratégia cada vez mais utilizada por empresas de todos os segmentos.

O que pode dar errado 

Alguns meses atrás houve uma polêmica envolvendo Caio Castro e uma fala do ator durante sua participação no Podcast “Sua Brother”. Caio disse que não gostava da sensação de obrigação de ter que pagar toda a conta em encontros, que ele não acha certo que na cultura o homem seja obrigado a bancar o que ambos consumiram. Destacou ainda que não gosta quando uma mulher não se oferece para dividir as despesas do restaurante. “Me incomoda muito essa sensação de eu ter que sustentar”, disse ele. 

Claro que logo toda a internet, perfis e tabloides de fofoca já estavam noticiando a situação, criando memes e coisas que logo colocaram o assunto em alta. No Twitter as pessoas comentavam sobre o ocorrido, suas opiniões, no Instagram o trecho em que ele fala disso foi compartilhado milhares de vezes. Era um assunto que estava em alta naquele momento.

Logo muitas marcas viram a oportunidade de usar isso a seu favor e começaram a criar postagens fazendo analogia ao que o ator disse, criando trocadilhos e frases criativas sobre o tema, atrelando isso a algum benefício que a marca possui e pode suprir. Além disso, também usavam imagens de Caio Castro, algo que não é recomendado e nós já vamos explicar por quê.  

Obviamente Caio Castro viu as publicidades feitas usando seu nome e processou as empresas que usaram sua imagem indevidamente, sem autorização.
"Todas as marcas e empresas que indevidamente usaram a imagem do ator e piloto Caio Castro serão notificadas pelo departamento jurídico do artista, e as indenizações serão destinadas para doação de cestas básicas às famílias carentes", contou a equipe do ator.

Publicidade feita em cima da polêmica de Caio Castro

É importante tomar cuidado com relação ao uso de imagens, assim como o teor da comunicação ou possíveis termos que possam possuir um apelo negativo, discriminatório, racista ou coisa do tipo. 

O que evitar: 

  • Mentir ou partir para o desrespeito
  • Falhar no uso da linguagem
  • Abordar temas polêmicos de forma inconveniente

Cases de sucesso

Seara e o Chaves

Quem é que não se lembra do lanche preferido do personagem principal do seriado que é sucesso há tantas décadas, não é mesmo? O sanduíche de presunto do Chaves. E claro que a Seara teve a brilhante ideia de aproveitar a oportunidade para homenagear o personagem ao comemorar os 30 anos de exibição do programa aqui no Brasil.

Publicidade da Seara em comemoração aos 30 anos de exibição de Chaves

Ponto Frio

Essa é uma marca que já provou para o público que sabe bem usar a criatividade nas campanhas de marketing e de remarketing. Certa vez, a loja criou um logo onde usava a série Breaking Bad, brincando com o nome e fazendo referência ao seu mascote, o pinguim. Claro que o público adorou a brincadeira.

Publicidade feita pelo Ponto Frio com Breaking Bed

McDonald’s e o Sundae & Junior

E o McDonald’s que decidiu aproveitar a repercussão da turnê da dupla Sandy & Junior? Logo a empresa criou um combo especial para atrair o público. Já viu campanha mais criativa e mais simples que essa?

Publicidade do McDonalds feita sobre Sandy & Junior

Santander

O Santander é um dos bancos mais tradicionais do Brasil, mas quando se trata de sua presença digital, a empresa sai na frente de muitas marcas mais “moderninhas”. Recentemente, a empresa vem utilizando estrelas da internet e explorando acontecimentos importantes no cenário cultural do Brasil, como o BBB. 

O Santander chamou Patrícia Abravanel, Luana Piovani, Leandro Firmino e Maíra Cardi, que eram pessoas relacionadas a participantes do Big Brother Brasil 2022, para falar de um novo serviço oferecido. A campanha fazia alusões a assuntos polêmicos relacionados aos brothers

Publicidade do Santander com Patricia Abravanel, Luana Piovani e Mayra Cardí

Conclusão

O marketing de oportunidade funciona muito bem e pode trazer bons frutos para as marcas que o fizerem. Com as redes sociais ficou ainda mais fácil conseguir disseminar essas campanhas pontuais que geram bastante alcance e atraem a atenção para a marca. 

Os benefícios são vários e podem criar lembranças bem marcantes sobre um produto ou marca associada a peças de marketing de oportunidade. Vale muito a pena utilizar a estratégia, desde bem pensada e estruturada para evitar que o efeito contrário ocorra e acabe trazendo problemas)

Use (na medida certa) o marketing de oportunidade.