Os websites se tornaram muito presentes na vida de todos. Eles se tornaram uma ferramenta muito útil que basicamente faz parte do dia a dia das pessoas. É possível ler notícias, fazer compras, ler livros, buscar receitas, assistir vídeos, ler artigos e uma infinidade de coisas que podem ser encontradas e acessadas através dos sites que aparecem nas buscas.

Tudo o que alguém acaba precisando saber ou encontrar é em um site que essa pessoa acabará entrando. Os buscadores indexam as informações e palavras chaves conectando elas a uma grande variedade de opções de websites que são classificadas pela relevância, tendo o objetivo de entregar as melhores e mais relevantes opções para quem busca por aquele termo específico.  

Outro aspecto muito importante a se observar é que este [o website] se tornou, também, um parâmetro de relevância e confiabilidade das pessoas em relação a marcas, empresas e até mesmo profissionais. Aquela empresa que possui um website passa mais confiança do que outra que não possui um. Ter um ambiente próprio para falar de si mesmo é mais valioso do que qualquer outra coisa. 

Você confiaria mais em um médico cirurgião plástico que possui um site com todas as informações sobre ele, sua formação, o local de atendimento dele, com explicações detalhadas dos procedimentos que ele faz, equipamentos e testemunhais, ou optaria por aquele que não possui um site e as únicas informações que encontra sobre ele na internet são aquelas raças que alguns sites oferecerem? Acho que a resposta já é previsível.

Quem quer ser visto, precisa estar disponível e oferecer uma boa apresentação. Não adianta possuir uma empresa que fornece um bom produto, serviço ou atendimento se no final a primeira impressão que a pessoa tiver não será das melhores. 

O que é um website

Primeiro vamos entender melhor o termo website: web significa rede e site faz relação a sítio (que pode ser entendido como lugar), o que gera uma tradução ao pé da letra como sítio na rede ou lugar na rede. A linguagem HTML é a mais comum na construção de sites, ficando estes linkados a um endereço URL que fica disponível na Rede de Alcance Mundial (World Wide Web - WWW) que se caracteriza como o conjunto de redes de computadores que se comunicam e conectam em todo o mundo por meio dos protocolos TCP/IP.

O website é o espaço virtual destinado a uma pessoa ou organização, possuindo comumente um ponto inicial, que é a home page (a parte do site que a pessoa vê primeiro ao acessar) e também os atalhos para as outras páginas. A home page é a parte onde ficam as informações mais importantes e que as pessoas precisam ver primeiro. 

As web pages (páginas da web) juntas formam o website, que ficam hospedadas em um servidor que mantém online todos os arquivos do site e permite que todo o conteúdo fique acessível em toda a internet. Quando assinado um plano de hospedagem com algum dos serviços disponíveis é como se alugasse um espaço em um servidor físico que armazena todos os dados e arquivos do site. Esse computador trabalha continuamente para deixar o website online o tempo todo.

Por que é importante ter um website da sua empresa 

Uma empresa que possui um local (site) personalizado em que pode passar todas as informações necessárias para sanar as dúvidas de um cliente e que o ajude a entender melhor o que tem a oferecer ou mesmo a história da organização, Isso traz um destaque maior do que outras que não possuem.

Um site serve para muito mais do que o que foi dito acima: ele abre portas para melhores oportunidades de marketing. Para as empresas mais maduras, digitalmente falando, aquelas que já investem em publicidade digital e conteúdo, é um ponto chave em qualquer estratégia de marketing mais robusta, com foco em resultados mais consistentes e personalizados.

Sem contar que o relacionamento com o cliente se torna mais saudável, já que um site bem atrativo, completo e auto explicativo (aquele que sana a maior partes das dúvidas) deixa a pessoa mais confortável e confiante para escolher a empresa ou mesmo se tornar um cliente fixo. 

Os benefícios de um website para sua empresa 

1 – Para ser encontrada

Homem tocando em uma barra de pesquisa para procurar sobre uma empresa

Sua empresa é boa, oferece um bom atendimento e um produto de alta qualidade mas não possui um site? Então dificilmente será encontrada pelas pessoas. 

Esse é um dos grandes benefícios de se ter um site para sua empresa. Sua marca será mais facilmente encontrada na internet, principalmente no Google, desta maneira. Por esse motivo é importante que seu site seja o mais otimizado possível, para que apareça nos primeiros resultados quando for pesquisado pelas pessoas interessadas.

Técnicas de SEO e marketing de conteúdo ajudam muito nesse processo, por isso além de desenvolver o site procure por uma agência de marketing digital para auxiliar nesse processo de ser visto e notado pelas pessoas. 

2 – Para ganhar autoridade no mercado

Vamos criar uma situação para ajudar a entender melhor o conceito de autoridade: você é o cliente e tem um problema que precisa ser resolvido. Começa a procurar pelas empresas que oferecem a solução e encontra duas opções. 

Ao começar a pesquisar melhor, você descobre que apenas uma delas possui um site com domínio próprio e que entrega informações mais claras sobre o serviço e a outra opção possui apenas uma fan page no facebook que está há tempos sem atualização ou mesmo sem informações atualizadas.

Qual das suas empresas você escolheria para suprir a sua necessidade? Bom, claramente optará pela opção que te deixa mais confortável e que aparenta ter a melhor solução para seu problema e isso é fortemente influenciado por possuir o website ao invés da fan page. Não que possuir redes sociais não seja importante, até porque hoje em dia a presença digital é essencial. O que não pode acontecer é deixar de ter um site para complementar essa presença.

3 – Conquista de novos seguidores

Um site oferece muitas oportunidades de conseguir atingir, impactar e até converter novos visitantes em clientes para a sua marca ou produto, enfim, para seu negócio. Para que seja possível que isso ocorra é importante deixar disponível aos visitantes o maior número de informações relevantes que dispersem o desejo e faça com que leiam.

Uma forma de conseguir atrair novos clientes, neste caso se a sua empresa oferecer uma solução para problemas por meio de serviços, é a estratégia de um blog com conteúdos relevantes ou mesmo páginas de captura dentro do site oferecendo algo como um e-book ou outro conteúdo valioso.

A conquista de consumidores, que antes ficava limitada a ações locais, sem muitas opções além dessa, agora expandiu o poder de alcance e tornou possível atingir pessoas de diversas partes do mundo através das estratégias de marketing que envolvem o website da empresa. Por meio de páginas da web é possível manter contato com alguém do mesmo bairro ou do outro lado do continente. 

Com isso é possível gerar um aumento de vendas na empresa e outros pontos 

4 – Para se relacionar com sua audiência

A forma com que as pessoas consomem conteúdo online mudou muito nos últimos anos. Elas podem pesquisar diretamente por sua marca, produto ou mesmo por termos relacionados ao nicho e que podem acabar levando até o seu produto ou marca.

Isso não só por conta da internet mas também outras tecnologias, como os tablets e smartphones, que trazem maiores possibilidades e fazem com que as pessoas, na maioria das vezes, optem por esses aparelhos menores do que computadores. O ato de pesquisar algo ou acessar a internet ficou mais fácil, mais rápido e dinâmico. 

Com as telas menores e verticalizadas há formas diferentes de se criar conteúdos, sejam eles ebooks, artigos em blogs, vídeos em redes sociais e outros, tudo o que cria um diálogo com seu público e o mantém interessado em sua empresa, o que oferece um espaço maior e mais personalizado para manter contato com o cliente.. 

São várias as formas de manter um relacionamento com os clientes através do seu site:

  • Fazer posts no blog ou oferecer materiais ricos que solucionem problemas da audiência;
  • Responder comentários feitos em posts do blog;
  • Criar um bot com respostas para as dúvidas mais comuns dos clientes;
  • Oferecer treinamentos online gratuitos para clientes;
  • Implementar um chat real-time para fazer o atendimento aos clientes.

Além dessas formas existem também muitas outras maneiras de manter um relacionamento com os clientes, a fim de gerar uma

5 – Para fazer mais vendas

Mulher sendo atraída para fazer compra online

Ter um site abre um leque maior para conseguir fechar mais vendas. Isso porque há várias estratégias de marketing, pagas ou não, que envolvem enviar tráfego ao site ou usufruir das vantagens que esse ambiente oferece.

Começando pelas estratégias que não envolvem custo, temos, primeiramente, o marketing de conteúdo através de um blog, onde são produzidos artigos com o objetivo de sanar alguma dúvida ou trazer alguma solução para um problema do público alvo em questão. Se o indivíduo pesquisar um termo que acabe o levando a seu site e ele der de cara com um conteúdo bom, bem escrito e que, acima de tudo, é útil, isso já criará uma boa imagem sobre sua marca na mente desse possível lead. 

Futuramente quando essa pessoa precisar de alguma solução que esteja dentro daquilo que é oferecido por sua empresa, certamente ela aparecerá entre as opções. 

Agora no quesito de estratégias que envolvem investimentos financeiros. O oferecimento de conteúdos de valor, como um e-book ou um material, para download, pedindo em troca os dados da pessoa, como nome, email e ocupação na empresa que trabalha. Isso criará um base de dados bem relevante, sem contar que se instalados dos scripts de API e Pixel do Facebook é possível fazer campanhas com público personalizados e semelhantes ou mesmo campanhas de email marketing e automação, chegando cada vez mais perto de pessoas que têm a tendência de fechar uma compra ou marcar uma reunião. 

O que torna um site bom?

Há vários pontos que tornam um site bom e que o fazem ser visto dessa forma pelas pessoas que o acessam. UX e UI (experiência de uso e interface de usuário) são dois pontos bem importantes quando se fala de site.

O UX cuida de toda a parte da experiência de uso da pessoa, que o torna fácil e intuitivo de usar, que faz com que seja auto explicativo e não deixe a pessoa confusa ao entrar em contato e consiga usar sem precisar se esforçar muito. Já o UI cuida da parte visual do site, que é responsável por deixar tudo o mais atraente, bonito e funcional. Ambos os conceitos estão ligados e um depende do outro para gerar um produto digital de qualidade. 

Outro ponto que define um site como bom, é o tempo de carregamento da página fique em torno de 0,5 a 2 segundos, sendo aceitável um tempo de até 3 segundos. Mais do que isso, já começará a atrapalhar o uso ou incomodar a pessoa que está tentando acessar. 

O design responsivo é outro ponto chave que hoje em dia é considerado até imprescindível que um site tenha a responsividade. Um website responsivo é aquele que pode ser acessado de dispositivos de qualquer tamanho e ele se adapta a cada um deles, tanto os textos quanto botões, imagens e tudo o que o compõe. Não ter responsividade é um tiro no pé, já que as pessoas hoje em dia acessam mais de dispositivos móveis, como o smartphone.

Outros pontos de um bom site:

  • Navegação fluida 
  • Interatividade 
  • Funcionalidades 
  • Informações de contato

Quanto custa desenvolver um site?

Pessoa trabalhando no desenvolvimento do UI e UX de um website

O custo de um site depende da tecnologia que será usada para a construção do mesmo, se possuirá partes editáveis (ou CMS, como comumente é chamado), número de páginas, se será desenhado do zero ou se será feito com template, tempo de entrega, se será um site simples ou mais complexo, como um e-commerce, por exemplo. Tudo isso afeta o preço que será cobrado para o desenvolvimento. 

Por esses motivos é difícil falar um preço fixo porque tudo depende do escopo do projeto do website a ser construído. O que se pode dizer é uma margem que servirá como base: um site institucional pode custar em torno de R$2.000,00 a R$8.000,00, tudo depende da agência que deseja contratar e os fatores já apresentados acima. 
Aqui na Neoplan nós trabalhamos com desenvolvimento de sites, sistemas e outros produtos digitais. Acesse nosso portfólio para dar uma olhada nos trabalhos que já realizamos. Com toda certeza irá se inspirar ou gostar de algo.

Conclusão

Os websites são indispensáveis nos dias atuais. Uma empresa que ainda não possui um está perdendo tempo, dinheiro e oportunidades dentro do mercado. Nada melhor do que falar sobre si mesmo e vender seu peixe no seu próprio ambiente, sem sofrer a interferência ou risco de não atingir o público ideal. 

As estratégias da empresa se tornam mais consistentes e certeiras quando calçadas em um site, que gera tráfego e abre espaço para taguear as pessoas que o acessam, deixando o público mais clusterizado e preparado para receber publicidades nas redes sociais ou mesmo nas buscas do Google, por exemplo.

Quer desenvolver o site da sua empresa e está buscando uma agência que consiga entregar o que busca? Nós aqui da Neoplan já desenvolvemos sites e sistemas para grandes e notórias empresas como New Holland, Lafarge Holcim, Kulzer, Tanger e muitas outras. 

Abaixo você pode acessar nosso portfólio ou entrar em contato para agendar uma reunião. Ficaremos muito felizes de falar com você e posteriormente apresentar uma proposta.