A rápida adoção da IA ​​generativa aumentou o volume de excitação dos profissionais de marketing. Aprimoramentos habilitados por IA para os principais usos das plataformas de automação de marketing – gerenciamento de dados, gerenciamento de campanha/lead e fluxos de trabalho/integrações – estão sendo introduzidos pela Salesforce, HubSpot e outros líderes de mercado. Eles alterarão a combinação de tarefas que os profissionais de marketing realizam diariamente e impactarão as melhorias planejadas para as experiências e a satisfação do cliente.

Esta citação resume a escala do impacto da IA:  

“Os profissionais de marketing da próxima geração sabem que, para oferecer a personalização e as experiências que os consumidores modernos esperam, o marketing deve se tornar mais inteligente. Deve se tornar comerciante + máquina.”

– Paul Roetzer e Mike Kaput, Marketing de Inteligência Artificial

Essa declaração poderia ter sido aplicada à adoção convencional de plataformas de automação de marketing (MAP) como processamento de linguagem natural Eles experimentaram um ponto de inflexão – semelhante ao que estamos vendo com a IA hoje – há 10 anos. A adoção generalizada da automação de marketing preparou o terreno para o crescimento exponencial dos aplicativos, que aumentou para mais de 10.000 em 2022 — um aumento de 6.000% em relação a 2011. 

Por que isso importa?

Novos recursos surgirão ao infundir MAPs com IA, expandindo ainda mais a influência da base da maioria das organizações: MAP central integrado ao CRM. Portanto, grandes empresas devem investir na descoberta de formas de uso que possam ser modificados para incorporar novos recursos de IA. As melhores práticas testadas e aprovadas com tecnologia de IA gerarão valor em 2023 e além.

Veja como a IA será aplicada aos três principais usos da automação de marketing. Cada um desses três será o foco de uma peça de acompanhamento de mergulho mais profundo no próximo ano.

Qualidade dos dados

A qualidade dos dados será ainda mais importante quando nossos dados forem usados ​​para treinar modelos de IA específicos da empresa

Os dados subjacentes sobre clientes e clientes em potencial são apostas importantes para personalizar o marketing. À medida que a quantidade e a variedade de dados capturados aumentam, serão necessários esforços reorientados para se ajustar a valores padrão de linguagem mais natural em menus suspensos, campos de formulário, etc., para descrever os compromissos do cliente. A IA permitirá que os profissionais de marketing entendam, processem e analisem os dados com mais eficiência.

Campanhas e gerenciamento de leads

A IA permitirá novas abordagens de campanha nos fluxos de trabalho existentes. A IA generativa potencializará essas abordagens, escolhendo entre prompts de integração de IA de conteúdo ou pedindo a um assistente de IA para ajudar a “codificar” os processos de negócios. 

Fluxos de trabalho e integrações

As limitações de escopo anteriormente assumidas para operações e orquestrações mais amplas serão testadas. Se a IA generativa pode ajudar os codificadores a corrigir o código, é apenas uma questão de tempo até que ela possa ajudar a estender uma API aberta além de uma integração nativa.

As integrações de plataformas nativas foram a linguagem natural original para mapeamentos de campo e fluxos de trabalho entre os CRMs e as plataformas de automação de marketing. Em vez de pedir a uma equipe de TI para criar uma API personalizada, poderíamos usar interfaces de software de linguagem natural para configurá-las. 

Embora as tendências gerais de IA estejam avançando em um ritmo sem precedentes, reinvestir nesses processos principais do MAP preparará sua organização para se adaptar rapidamente a esses novos recursos infundidos com IA.