O setor de energia renovável está experimentando um crescimento explosivo e a energia solar está liderando o caminho.

De contas de eletricidade mais baixas a uma pegada de carbono menor, famílias e empresas em todo o país estão ansiosas para obter sua própria fatia do bolo fotovoltaico.

E as empresas de energia solar também querem uma fatia. Logo mais, provavelmente haverá mais empresas de energia solar do que nunca disputando a atenção e os negócios de um vasto mercado.

Então, como você se diferencia do grupo e alcançar clientes em potencial?

Como Comercializar Energia Solar

Painéis de energia fotovoltaica na casa ilustração 3d

O marketing está no centro de toda marca ou organização. É o processo de entender o que os consumidores precisam, como sua oferta pode atender a essa necessidade e como articular a mensagem de forma que se converta em vendas.

Neste artigo, descreveremos quatro estratégias de marketing que as empresas que estão começando em seu programa de marketing devem considerar. Cada um requer uma quantidade diferente de investimento, tanto em tempo quanto em dinheiro. Forneceremos as informações necessárias para ajudá-lo a tomar suas decisões, mas cabe a você decidir quais funcionam melhor para você agora e no futuro. 

Antes de chegarmos às estratégias, vamos começar com os fundamentos do marketing: sua empresa e seu público. 

Conheça sua marca

Você não pode vender o que não conhece. Antes de iniciar sua campanha de marketing, responda às seguintes perguntas para ajudá-lo a criar a melhor mensagem de marketing para seu negócio de energia solar:

  • O que faz sua marca se destacar das demais?
  • Quais são os valores da sua marca?
  • Como você quer ser percebido por seus potenciais clientes?

Conheça seu público

Para uma publicidade solar eficaz, você precisa falar a língua do seu público-alvo. Faça alguma pesquisa para identificar o seguinte:

  • Quem é seu público alvo?
  • Quais são seus valores?
  • Que perguntas e preocupações eles têm? 
  • Por que eles estão preocupados e por que hesitam em comprar equipamentos ou serviços solares?
  • Como você pode abordar suas preocupações e atender às suas necessidades?

Como obter leads online

Agora que conhecemos a nós mesmos e nosso público, estamos prontos para analisar algumas estratégias. 

O mundo das vendas de energia solar é uma tendência digital, portanto, implementar um marketing on-line eficaz é fundamental para gerar leads e, por fim, expandir seus negócios. A mídia social, em particular, é um fator muito poderoso nas vendas, com quase três quartos das pessoas usando a mídia social ao tomar uma decisão de compra .

Este artigo se concentra em quatro técnicas populares: 

  • Mídias sociais orgânicas
  • Anúncios sociais pagos
  • Pesquisar anúncios
  • SEO e marketing de conteúdo

1. Mídia Social Orgânica

A mídia social é uma ótima maneira de gerar leads. A chave, no entanto, não é postar grandes quantidades de material: é se envolver e participar de discussões com propósito. 

Comece identificando quais plataformas seu público mais usa. Por exemplo, se você estiver segmentando as gerações mais velhas, deve olhar para o Facebook, que está vendo a maior parte de seu crescimento neste grupo. 

O Twitter e o Instagram, por outro lado, são atraentes para o público mais jovem. Outras plataformas, como Linkedin, Reddit e Quora, têm seus próprios dados demográficos exclusivos para explorar e o TikTok é extremamente popular entre uma ampla faixa etária e amplamente inexplorado no marketing solar. 

A energia renovável e a sustentabilidade são populares em todas as plataformas de mídia social, com muitos grupos focados em todos os aspectos da energia solar, desde a tecnologia emergente até os regulamentos mais recentes e técnicas de vendas. Isso significa que existem grandes oportunidades de marketing solar.

Confira os grupos e comunidades sobre energia solar nessas plataformas para ter uma ideia do que está por aí, quem está procurando o quê e o que está sendo oferecido no momento. Além disso, certifique-se de verificar os grupos de seu estado e área. 

O conteúdo da mídia social deve estar vinculado ao seu site e ao conteúdo do blog, se você tiver um blog. Dessa forma, você não está apenas construindo leads orgânicos de mídia social, mas direcionando as pessoas para o seu site, onde pode continuar a mostrar a eles o valor de seus serviços e transformá-los em leads. 

No entanto, concentre-se na qualidade em vez da quantidade: a mídia social geralmente sabe a diferença entre os moinhos de conteúdo de má qualidade e as coisas boas. Algumas dicas rápidas sobre o que constitui um conteúdo de qualidade:

  • Escrever uma postagem original que ajude os leitores a resolver um problema ou apontá-los para informações úteis
  • Seja econômico com tags e hashtags. Um sinal comum de conteúdo “spammy” é quando as pessoas marcam muitas pessoas e adicionam muitas hashtags (e os algoritmos perceberam isso). Para obter o máximo alcance, você deve marcar apenas 1 a 3 pessoas em sua postagem e usar apenas 1 a 5 hashtags.

Algumas plataformas sociais como Facebook e Twitter oferecem ferramentas de atendimento ao cliente para ajudar a atender e gerenciar seus clientes. Os clientes em potencial podem consultar seus serviços diretamente por meio de mensagens ou comentários em sua página, permitindo que você atenda imediatamente.

2. Anúncios pagos em mídia social

A mídia social é um canal de marketing viável, mas pode ser difícil obter leads orgânicos sem fazer muito trabalho braçal. Se você deseja gastar mais dinheiro em vez de tempo, optar pela publicidade social paga pode ser um bom caminho a seguir, mas certifique-se de que seus anúncios sejam personalizados para se destacar do barulho. 

Personalize seus anúncios

As pessoas veem tantos anúncios hoje em dia que desenvolvemos o que é conhecido como “cegueira de anúncios”, ou seja, nossos cérebros nem mesmo veem anúncios, a menos que haja algo interessante ou único neles.

De acordo com um estudo da Adobe, 67% dos consumidores acham importante que as marcas ajustem o conteúdo com base no contexto atual. Quando se trata de energia solar, personalizar seus anúncios digitais pode ser feito com bastante facilidade. 

Anúncios pagos aparecem nas barras laterais e nos feeds de notícias dos canais de mídia social, colocando sua marca na frente e no centro acima de outras que clamam por imóveis sociais premium. A maioria das plataformas de mídia social tem serviços de anúncios bem estabelecidos que variam de R$6 a R$10,00 por dia.

O LinkedIn se orgulha de ser a plataforma número 1 para geração de leads B2B. Se você está segmentando profissionais ou empresas, o LinkedIn é um ótimo lugar para anunciar. O LinkedIn tem os anúncios mais caros desta lista, portanto, usá-lo para engajamento B2C pode ser arriscado. 

Se você está se perguntando como vender energia solar no Facebook, o Gerenciador de Anúncios da plataforma permite que você gerencie toda a sua campanha de anúncios em um só lugar. Nisso aqui nós podemos te ajudar.

O Twitter é único porque muitas tendências acontecem lá antes de chegarem a outras plataformas. A plataforma de anúncios do Twitter aproveita essa vantagem, permitindo que você esteja entre os primeiros a envolver as pessoas na linha de frente das tendências e movimentos. 

O Twitter oferece mais de 20 opções de produtos para mostrar seu produto ou serviço e fornece ferramentas poderosas de segmentação para ajudá-lo a obter impressões com os públicos mais importantes. Além do mais, as poderosas ferramentas de análise do Twitter fornecem informações sobre impressões, engajamentos e custo por resultado em sua campanha publicitária.

Se você não gosta de iniciar seu caminho através do marketing de anúncios sociais, existem muitas agências de publicidade prontas para criar campanhas de marketing adequadas para quase qualquer orçamento.

3. Anúncios de pesquisa paga

Com os anúncios de pesquisa pagos, você paga para chegar aos clientes quando eles pesquisam empresas como a sua.

O Google é o motor de busca mais usado na web. Quando as pessoas pesquisam por “empresas de energia solar perto de mim”, elas estão procurando ativamente seus serviços. Esses são leads de alta intenção, então eles provavelmente terão uma taxa de conversão muito maior e é por isso que vale a pena gastar dinheiro com eles. O Google sabe disso e oferece um conjunto de ferramentas e serviços para ajudar você a chegar lá.

O Google Ads oferece soluções de anúncios especializadas para vendas, leads, tráfego do site, consideração de produtos e marcas, reconhecimento e influência da marca e promoção de aplicativos. 

Dentro deles, você pode selecionar diferentes formatos de campanha para mostrar seu produto ou serviço. O Google cobra apenas pelos resultados, então você só paga quando alguém clica em seu site ou liga para sua empresa.

Como o Google, o Microsoft Advertising oferece opções decentes de segmentação para sua campanha publicitária. Mas não é tão robusto. A Microsoft permite que você segmente localização geográfica, datas, fusos horários, dados demográficos e muito mais, todos os recursos menos desenvolvidos ou inexistentes no serviço do Google. Outra vantagem do Microsoft Advertising é a densidade da concorrência. Você enfrentará muito menos concorrência no Bing, o que lhe dará um custo médio por clique menor.

Como sempre, se você está perdido com os anúncios do mecanismo de pesquisa, conecte-se a uma agência de publicidade para gerenciá-los para você.

4. SEO e Marketing de Conteúdo

A otimização de mecanismo de pesquisa, ou SEO, é o ato de otimizar o conteúdo para um posicionamento mais alto nos resultados da pesquisa. Assim, por exemplo, quando um cliente em potencial pesquisa “instalador solar em Delaware” ou “melhores instaladores solares residenciais”, boas práticas de SEO podem ajudar sua empresa a aparecer perto do topo dos resultados da pesquisa.

Um conceito que anda de braço dado com o SEO é o marketing de conteúdo. Como o SEO, o marketing de conteúdo está na moda, mas pode ser extremamente difícil direcionar tráfego sem muito investimento. 

No entanto, desenvolver e construir uma estratégia de SEO e um plano de marketing de conteúdo está longe de ser uma estratégia de marketing para “iniciantes”. Ambos exigem profundo conhecimento, muito tempo e dedicação e, você adivinhou, dinheiro. A melhor aposta aqui é não se envolver até que você esteja pronto para contratar alguém dedicado à tarefa ou tenha os recursos para investir no esforço.

Aqueles que estão começando a comercializar seus negócios solares devem estar procurando o máximo retorno para seu tempo e recursos limitados. Nosso conselho? Concentre-se nos três primeiros tópicos (mídia social, anúncios em redes sociais e anúncios de pesquisa) para começar e, em seguida, examine o SEO e o marketing de conteúdo enquanto cria sua estratégia de marketing e sua equipe.

Transformando visitantes em leads

Agora que analisamos as estratégias para direcionar o tráfego para seu site, vejamos como você pode transformá-los em leads. Afinal, se eles forem ao seu site e não houver nada para engajá-los, eles simplesmente clicarão e seu esforço será em vão.

Uma maneira rápida e fácil de envolver os visitantes do seu site é por meio de uma ferramenta como o Lead Capture AI. A IA de captura de leads permite que os visitantes do seu site vejam como será a energia solar em suas casas e quanto dinheiro eles podem economizar. 

Isso ajuda você a converter mais tráfego em leads qualificados rapidamente, envolvendo os usuários com uma apresentação visual empolgante, em vez de uma série de formulários chatos.

Antes de tudo, é importante conhecer sua própria marca e entender o que a torna única em relação à concorrência. Além disso, é fundamental compreender o público-alvo e suas necessidades, valores e preocupações. Essas informações serão a base para direcionar suas campanhas de marketing e abordar as preocupações do público de forma eficaz.

Os anúncios pagos em mídias sociais e os anúncios de pesquisa pagos são formas eficientes de alcançar um público mais amplo e direcionado. Personalizar os anúncios e segmentá-los de acordo com as características do seu público pode aumentar a eficácia dessas campanhas.

Aqui na Neoplan nós podemos te ajudar com toda essa parte de marketing digital para seu negócio de energia solar. Desde produção de conteúdo para rede social e blog, gerenciamento de redes sociais, até desenvolvimento de websites e campanhas pagas de pesquisa e social ads. 

Já atendemos várias empresas do ramo como SolarBens, Grupo Ray Solar Brasil, e Suncredit

Entre em contato com a gente pelo WhatsApp clicando no botão abaixo! Podemos marcar uma reunião para conversar melhor e, quem sabe, levar uma proposta até você.

Leia também: