Sustentabilidade é mais do que apenas uma tendência de marketing digital. Incorporar considerações ambientais em sua estratégia de negócios permite que sua empresa permaneça socialmente relevante e impactante nos próximos anos.
De acordo com a Harvard Business Review, as empresas que incorporam práticas de negócios sustentáveis experimentam mais inovação, gerenciamento de riscos eficaz e melhor desempenho financeiro.
No entanto, comercializar produtos ecológicos é mais do que sustentabilidade. É usar práticas éticas e estar ciente das questões sociais com as quais seus clientes se preocupam. Aumentar o lucro não é a principal preocupação do marketing sustentável, já que há mais foco na criação de relacionamentos mais duradouros com seus clientes.
Uma poderosa tática de marketing voltada para o consumidor
Se o marketing verde é focado na venda de produtos que incentivam a sustentabilidade ambiental, o que é marketing sustentável?
Segundo Diane Martin e John Schouten o marketing sustentável é o “processo de criar, comunicar e entregar valor aos clientes de tal forma que tanto o capital natural (recursos que a natureza fornece) quanto o capital humano (recursos que as pessoas fornecem) são preservado ou aprimorado por toda parte”.
Fica claro por meio dessa definição que o marketing sustentável se preocupa tanto com a experiência do cliente quanto com o impacto ambiental. Este é um ponto essencial que os profissionais de marketing devem entender porque já existem no mercado consumidores mais ambientalmente e socialmente conscientes.
Um estudo revelou que 63% dos consumidores preferem comprar de marcas com propósitos específicos. O sentimento só cresceu desde então, como visto em um estudo da IBM em 2020, onde mais da metade dos consumidores estão dispostos a mudar seus hábitos de compra para se tornarem mais conscientes do meio ambiente.
Para os profissionais de marketing, o imperativo é claro: entender o marketing sustentável e explorar maneiras de incorporá-lo nos esforços das empresas.
Este artigo trará uma visão mais clara da popularidade do marketing sustentável, áreas em seu negócio nas quais você pode adotar tais práticas, exemplos para aprender e muito mais.
Quais são os principais impulsionadores do marketing sustentável?
Aumento do número de consumidores socialmente responsáveis
À medida que mais consumidores se tornam informados sobre a deterioração do meio ambiente, eles mudam seu comportamento de consumo a favor dela. Estudos mostraram que pelo menos um em cada três consumidores prefere gastar mais em produtos sustentáveis do que aqueles que não são.
Competição próspera entre as empresas
Não é de surpreender que as empresas estejam mudando suas estratégias de marketing para atender à crescente demanda dos clientes modernos. De acordo com a pesquisa, mais da metade dos CEOs implementou iniciativas para garantir práticas éticas de negócios ao longo da cadeia de valor, entre outras melhorias de governança.
A competitividade das empresas cresce à medida que mais adotam o marketing sustentável.
Crescente popularidade de fornecedores socialmente responsáveis
O uso de materiais ecológicos é um componente essencial do marketing sustentável. Muitos consumidores preferem comprar produtos feitos com ingredientes naturais, sendo menos industrializados e também menos prejudiciais ao meio ambiente..
Além disso, as empresas que aderem às suas metas de responsabilidade corporativa podem desenvolver melhores relacionamentos com seus fornecedores.
Crescente apoio governamental
Governos em todo o mundo continuam a promover práticas sustentáveis em seus países e com a sustentabilidade apoiada pelo governo, você pode esperar que mais empresas adotem estratégias de marketing sustentáveis e coloquem em prática estratégias mais abrangentes..
Esgotamento de matérias-primas e recursos naturais
O esgotamento contínuo dos recursos naturais tornou a sustentabilidade mais do que uma responsabilidade social, mas também uma corrida. As empresas devem responder à escassez de recursos rapidamente para mitigar riscos, criar resiliência e capturar prêmios econômicos.
Os 5 princípios do marketing Sustentável
O marketing deve seguir certas diretrizes para ser considerado sustentável. Abaixo estão cinco princípios de marketing sustentável, começando com o foco em seu cliente e ampliando o papel de sua empresa na sociedade.
Marketing orientado para o consumidor
Embora o núcleo de um bom marketing seja que ele deve ser voltado para o consumidor, o marketing sustentável adota outra abordagem. Orientado para o cliente é mais do que simplesmente empurrar produtos para o seu mercado-alvo para ganhar mais. Em vez disso, trata-se de manter contato com eles e falar abertamente sobre o que os preocupa, como questões sociais e ambientais.
Marketing de valor para o cliente
O valor que você oferece ao cliente não é estático; seu trabalho de marketing não termina quando a compra é feita.
Parte do modelo de inbound marketing da HubSpot é encantar os clientes. Ao fornecer continuamente valor personalizado para seus clientes, você constrói seu relacionamento, ganha sua lealdade e aumenta a probabilidade de uma compra repetida.
Marketing inovador
O marketing sustentável rompe com o objetivo tradicional de obtenção de lucro do marketing. Isso significa que você deve continuar a inovar maneiras de se diferenciar de seus concorrentes, ao mesmo tempo em que oferece valor exclusivo e de longo prazo ao seu público.
Marketing de senso de missão
Os consumidores sabem que sua empresa não existe isoladamente. O marketing com senso de missão é um princípio que orienta você a ver sua empresa como uma contribuição para uma comunidade maior, em vez de se concentrar nos próprios produtos. Os clientes querem saber que sua empresa representa algo e uma conexão emocional com você.
Marketing social
O marketing social é onde você deve considerar as metas de longo prazo de sua empresa e de seus clientes. O marketing sustentável é sobre como sua empresa pode impactar positivamente o meio ambiente e a comunidade ao seu redor, seja reduzindo sua pegada de carbono ou contribuindo para conversas sobre questões sociais predominantes, como diversidade.
Como os profissionais de marketing podem adotar o marketing sustentável
Os profissionais de marketing podem colaborar para desenvolver atividades e estratégias de marketing que promovam o bem-estar ambiental, a equidade social e o desenvolvimento econômico de maneira a aprimorar os negócios.
Abaixo estão algumas áreas onde as empresas podem adotar uma abordagem de marketing sustentável.
Desenvolvimento de produto
Uma vez que mais consumidores estão procurando por produtos feitos de forma ética, os profissionais de marketing devem trabalhar muito mais de perto com desenvolvedores de produtos especializados para encontrar maneiras de reduzir o impacto ambiental dos produtos da empresa tanto quanto possível.
Estratégia
A obsolescência programada e o fast fashion são resquícios de estratégias de marketing voltadas para o aumento do lucro. Uma abordagem é estimular os consumidores a fazerem escolhas mais sustentáveis, como a reciclagem de seus produtos.
Além de causar um impacto ambiental positivo, estimular os clientes pode ajudar sua empresa a atingir seus objetivos de sustentabilidade e tornar sua marca mais comercializável.
Marca
De acordo com o relatório de 2022 da IBM sobre o equilíbrio entre sustentabilidade e lucratividade, quase metade dos consumidores pesquisados afirma ter pago um prêmio por produtos sustentáveis ou socialmente responsáveis.
Isso destaca por que a marca da sua empresa deve se tornar mais transparente. Você pode liberar vídeos curtos ou Qr Codes escaneáveis com os quais seus clientes podem interagir para ver como os produtos foram feitos ou os materiais foram adquiridos.
Parcerias
As empresas perceberam que não podem fazer progressos significativos em direção a um futuro mais sustentável sozinhas. É por isso que eles podem optar por fazer parceria com outras marcas para alavancar os pontos fortes uns dos outros.
Os profissionais de marketing podem seguir o exemplo da Adidas, que fez parceria com a Parley para criar uma nova linha de calçados feitos de plástico reciclado. O que começou com a criação de alguns pares de sapatos em 2015 se transformou em um sucesso global que produziu 30 milhões de pares até 2020.
Educação e conscientização
Educar seus clientes pode ajudá-los a entender melhor seu comportamento. Você pode criar vídeos úteis informando os clientes sobre as tendências ambientais atuais ou criar ferramentas que ajudem os clientes a tomar decisões mais sustentáveis.
Uma estratégia de marketing digital que você pode usar é criar uma landing page para relatar o impacto do seu negócio e o progresso em relação às suas metas de sustentabilidade. Você também pode criar links para recursos educacionais sobre sustentabilidade para ajudar a aumentar a compreensão de seu público.
Marcas que praticam a sustentabilidade em sua estratégia de marketing
Embora esses pontos possam ser sólidos, em teoria, ver como as marcas hoje os aplicam irá pintar uma imagem muito mais clara do marketing sustentável.
Abaixo estão alguns exemplos de marketing que irão inspirá-lo a desenvolver suas estratégias de marketing de forma mais ecológica.
Alibaba
No Dia Mundial da Terra em 2022, o Alibaba anunciou que se juntaria à Meta e à Microsoft no Low Carbon Patent Pledge (LCPP). O LCPP incentiva as empresas a compartilhar suas patentes de produtos para tecnologias de baixo carbono.
A estratégia de aderir ao compromisso atrai principalmente clientes ambientalmente conscientes, especialmente aqueles no mundo da tecnologia.
PayPal
O PayPal lançou o Missions Sustainability Challenge, uma iniciativa para incentivar seus funcionários a adotar comportamentos sustentáveis. Estima-se que a campanha reduza a pegada ambiental da empresa em seus 60 locais em 892.000 libras de carbono, 40.000 libras de resíduos e 332.000 galões de água até 2019.
IKEA
A marca sueca de móveis está no topo de nossa lista de exemplos de marketing verde porque criou sua própria estratégia sustentável chamada People & Planet Positive.
Além de integrar o bambu em seus designs e o comércio justo e os alimentos orgânicos em suas linhas de produtos, a IKEA tem o compromisso de usar apenas plástico reciclado em seus produtos até 2030. Ela também se esforça para usar algodão e lã sustentáveis.
Hershey’s
A Hershey's integra o marketing verde em sua imagem de marca. A icônica marca de chocolate reformulou sua imagem de marca para incluir o marketing verde como um ingrediente fundamental.
A empresa, que também é proprietária de um hotel e de um parque de diversões em Hershey, Pensilvânia, fez da adoção de práticas ecologicamente corretas a principal prioridade, tanto que estabeleceu a meta de reduzir os gases de efeito estufa de suas próprias emissões em 50% até 2025.
A Hershey leva esse compromisso ainda mais longe, investindo em energia renovável e trabalhando para reduzir o consumo de energia em sua produção em 20% em 10 anos.
Nike
A Nike é uma gigante do marketing com uma longa história de exemplos icônicos de marketing. Portanto, não é de se surpreender que ela seja um excelente exemplo de marketing verde.
Posicionando seus esforços de sustentabilidade para preservar o futuro dos esportes, a Nike começou com camisetas esportivas e tênis fabricados com plásticos reciclados. A empresa expandiu para roupas de banho ecológicas e um compromisso com energia 100% renovável em sua fabricação.
Mais recentemente, com os programas Move to Zero e Bloom Over Doom da Nike, a empresa está implementando esforços sistemáticos para reduzir o desperdício.
3 desafios a considerar ao adotar práticas de marketing sustentáveis
Adotar o marketing sustentável não é fácil. Existem alguns riscos a assumir e desafios a enfrentar para adotar o marketing sustentável em sua empresa com sucesso.
Falta de entendimento
A falta de compreensão dos benefícios do marketing sustentável tem sido um desafio há anos. Pesquisas mostram que pouco conhecimento e foco no cliente continuam tornando a sustentabilidade uma “preocupação de nicho”.
Você deve perceber que está abrindo novos caminhos em sua empresa, o que implica em educação contínua e de longo prazo. Agora é sua chance de inovar em novas estratégias de marketing digital que podem iluminar melhor a questão da sustentabilidade.
Perda de lucro
Conciliar sustentabilidade e lucratividade tem sido um desafio para profissionais de marketing e empresas há anos. A sustentabilidade exige que os empresários e profissionais de marketing olhem além de seus resultados.
Em vez disso, você deve se concentrar em conquistar a fidelidade do consumidor e impactar positivamente o meio ambiente.
Danos à reputação da marca
O marketing sustentável depende da autenticidade. Se sua empresa anunciar que pretende se tornar neutra em carbono, você pode esperar que os consumidores o responsabilizem por isso. Deixar de seguir a missão da sua marca ou fazer afirmações falsas – chamadas de greenwashing – acabará por comprometer a reputação da sua marca.
Uma maneira de evitar isso é conduzir uma auditoria interna de suas práticas atuais. Determine quais são insustentáveis e crie estratégias para se tornarem sustentáveis.
Conclusão
Além de ser uma resposta à crescente demanda dos consumidores por produtos e marcas socialmente responsáveis, o marketing sustentável também traz benefícios comerciais significativos.
Não é apenas uma tendência passageira, mas uma estratégia de negócios fundamental para as empresas que desejam permanecer relevantes, importantes e lucrativas no longo prazo.
É uma abordagem centrada no cliente, inovadora, com um senso de missão e socialmente consciente que se alinha aos valores crescentes dos consumidores e à necessidade urgente de preservar nosso planeta e promover o bem-estar da sociedade.
Leia também: